Volkswagen atende à nova norma EURO 6 e adapta toda a sua frota
Em todo o mundo existem normas regulamentadoras sobre emissão de poluentes para motores diesel. No Brasil, o órgão responsável por essa regulamentação é o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e a norma equivalente é a PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que usa como base a regulamentação europeia sobre emissões de veículos automotores. A fase brasileira em curso para veículos pesados (PROCONVE P7) até dezembro de 2022 é correspondente à norma europeia EURO 5.
Mas a partir desse ano, o CONAMA passa a exigir que seja adotado o sistema EURO 6 (PROCONVE P8), que a partir de algumas mudanças propõe reduzir ainda mais os níveis de emissão de poluentes. A meta dessas alterações é diminuir as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) em até 60% a cada mudança de norma em relação à anterior.
Mas afinal, qual a diferença entre os sistemas EURO 5 e EURO 6?
Os dois sistemas utilizam as mesmas tecnologias: a redução Catalítica Seletiva (SCR) e a Recirculação de Gases da Exaustão (EGR). A diferença é que a nova regulamentação exige o uso das duas tecnologias ao mesmo tempo, enquanto na anterior utilizava-se uma ou outra.
O SCR é um sistema que utiliza o filtro ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio), que contém um composto de água e ureia e converte os gases poluentes que sairiam pelo escapamento em nitrogênio e vapor de água, sem impacto para o meio ambiente.
Já no sistema EGR, a redução da emissão de poluentes se dá por meio da recirculação dos gases e da diminuição da temperatura interna da câmara de combustão. Desse modo, é possível diminuir a formação e liberação dos gases poluentes. Esse método dispensa o uso do reagente ARLA 32. “O impacto do novo padrão combinando os dois sistemas é extremamente positivo porque leva à redução dos níveis de emissão de poluentes pela metade”, explica Jackson Oliveira, Gerente Geral Comercial da Transrio. Além da combinação das duas tecnologias, há exigências também sobre a aerodinâmica do caminhão e da distribuição do peso de carga.