Meteor e Constellation, os extrapesados de respeito da VW
Fortes, robustos e conectados. Assim a Volkswagen apresenta as linhas Meteor e Constellation, que contam respectivamente com o 28.460 e o 29.520 e o 25.460 e 33.460. Com cavalos mecânicos com tração 6×2 e 6×4, são indicados para o transporte rodoviário de carga para médias e longas distâncias, além de exemplar para off-road também.
Meteor 28.460 e 29.520
O Meteor opera com semirreboques de 3 eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas. Muito versátil, pode atuar nos mais variados segmentos, como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, entre outros. Na versão 28.460 tem propulsor com 460 cavalos de potência e 234 kgfm de torque, com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades. Já a versão 29.520 conta com 520 cavalos e 255 kgfm.
Ambos utilizam o novo motor MAN D26 e uma ampla faixa de torque plano, garantindo máxima performance.
Caminhões com potências superiores a 500 cavalos estão conquistando cada vez mais o transportador, especialmente aqueles que atuam em longas distâncias rodoviárias puxando composições biarticuladas.
Devido ao peso da carga, que pode chegar a 74 toneladas, conseguir uma boa velocidade média era um desafio para o condutor.
Por isso o Meteor é equipado de série com o câmbio Traxon, produzido pela ZF. Um outro atributo de destaque é a tecnologia exclusiva da Volks, a Predictive Shifting, um software que mapeia a rodovia por GPS e câmbio automatizado. O sistema pode antecipar, de forma automática, as condições da via à frente, incluindo a topografia como subidas e descidas (com 2km de antecedência).
O caminhão pode, por exemplo, escolher a marcha mais adequada sem intervenção do motorista. Como resultado, apresenta redução de consumo de diesel, podemos chegar a 5% de economia. Mais um destaque do Meteor é o tamanho da cabine, que oferece maior comodidade ao motorista.
“Um dos principais objetivos do lançamento é somar com nosso outro gigante, o Meteor 28.460 e conquistar mais uma fatia do mercado rodoviário e misto, com a vantagem de trazer para os proprietários menor custo na aquisição e um baixo custo de reposição de peças da cabine” explica Waltrick, consultor de vendas da Transrio de Eldorado do Sul, RS.
Na próxima matéria, você poderá conferir sobre o Constellation.
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