De onde viemos, e para onde vamos!

Crescimento em prol de atender bem e facilitar a vida dos clientes. Com mais de 30 anos de atuação, a Transrio Caminhões e Ônibus pertence ao Grupo Vamos e é construída por pessoas que não medem esforços para atender os clientes e seus caminhões sempre da melhor forma, buscando simplicidade, praticidade e qualidade, acima de tudo. Trata-se do maior grupo de concessionárias Volkswagen do Brasil, que ainda tem muita história para contar e para fazer!

 

Evolução no tempo 

A Transrio nasceu no Rio de Janeiro em 1988. Em 2007, já existiam a unidade da Pavuna e de Nova Friburgo, quando o Grupo Vamos assumiu seu comando. Foi em 2010 que a empresa expandiu seus negócios para o Rio Grande do Sul (Eldorado do Sul, Caxias do Sul, São Leopoldo e Pelotas). Três anos mais tarde, foi a vez de crescer para o Nordeste do país. A concessionária se fez presente em Sergipe, com as unidades de Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana. No ano seguinte, foi a vez de Tocantins (Palmas, Araguaína e Gurupi) e, em 2016, chegou às terras paulistas (Caçapava) e ampliou seu espaço no Rio de Janeiro (Resende e Campos). Em 2022, foi a vez da Unidade Itaboraí ​Seminovos e Truck Center Bridgestone. A caçula é a Tietê, que acabou de ser adquirida.

 

Cenário atual 

Muito mais que negócios, a Transrio direciona as oportunidades e demandas de mercado para estreitar o relacionamento com seus clientes e também criar uma rede de suporte para que seus veículos possam estar sempre aptos a rodar. A concessionária atua em cinco estados, comandando 15 filiais VW e ônibus e uma filial de caminhões seminovos. É sabendo operar em nível nacional que mantém sua importância e pioneirismo na estrada.

A empresa é líder na participação de mercado de caminhões. Em 2021, houve um crescimento de 10% nos estados de Tocantins e Rio de Janeiro – em 2020, ambas tinham 25%, e terminaram em 2021 com 35%. “A Transrio não aposta. Na verdade, ela sempre analisa, estuda e vê as oportunidades que o mercado vai dar para as regiões em que atuamos. E a gente, sempre em parceria com a fábrica, tenta explorar da melhor forma os novos produtos”, comenta Christian Hahn da Silva, diretor da Transrio.

A concessionária oferece uma linha completa de caminhões e ônibus, inclusive seminovos multimarcas revisados e com garantia de procedência. “Hoje, temos os caminhões extrapesados, estamos com uma entrada boa para trabalhar, começamos a penetrar nesse mercado. Também estamos começando a trabalhar com os produtos elétricos”, explica.

 

Serviços para o cliente 

A Transrio trabalha a todo tempo para que seu cliente nunca fique com seu veículo parado. “Somos a única concessionária a ter oficina 24 horas nas unidades de Caçapava (SP), Pavuna (RJ), Palmas (TO) e Nossa Senhora do Socorro (SE). O cliente pode ser atendido de dia ou de noite”, ressalta Christian. Além disso, todas as lojas possuem oficinas multimarcas. Juntas elas atendem mais 4 mil caminhões por mês. A equipe conta com 93 técnicos capacitados para atender os motoristas de maneira ágil e eficaz. Além dos caminhões e serviço de primeira, a empresa oferece também para o condutor a sala do Motorista, um espaço de descanso dentro de suas unidades onde o caminhoneiro pode descansar e relaxar enquanto espera o serviço ficar pronto.

 

Produtos à mão 

Fornecer peças com agilidade também é uma das metas. Por isso, a empresa conta com um amplo estoque de peças multimarcas: são mais de 26 mil itens espalhados pelo Brasil. É também distribuidora oficial de pneus Pirelli e Bridgestone, além de ter Truck Center nas unidades de Itaboraí, Caçapava, Palmas e Nossa Senhora do Socorro. “Agora, também estamos promovendo a venda de implementos rodoviários”, lembra.

 

Mais perto de você 

A Transrio tem como objetivo manter um relacionamento próximo com seus clientes. “Queremos conhecer suas demandas, descobrir suas dificuldades do dia a dia e poder ajudar a solucioná-las”, diz Christian. Para estreitar esses laços, faz questão de aproveitar todas as oportunidades para estar perto deles. Por isso, a empresa marca presença nos eventos do setor, como a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), Transposul e a Festa dos Caminhoneiros de Itabaiana. A concessionária também cria seus próprios eventos. A Fetransrio, que acontece no Rio Grande do Sul, por exemplo, está já em sua segunda edição. Além disso, promove encontros com clientes, como jantares de lançamentos de produtos, almoços, entre outros.

 

Desafios 

Já pensou como é possível manter o atendimento ao cliente com excelência em uma empresa tão grande como a Transrio? Para Christian, essa é a principal adversidade da concessionária. E sabe como é resolvido? Com treinamentos e alinhamentos dos funcionários e colaboradores. “Tentamos sempre trabalhar a formação de líderes para que possam nos representar nessas lojas. Temos donos que nos representam com nossos valores e nossa cultura”, explica. E continua: “Tentamos estar presente grande parte do tempo nas filiais. Podemos demorar até um pouquinho para voltar em cada uma, mas sempre levamos, em cada viagem, uma conversa com os colaboradores e gestores, mostrando a forma que a gente gostaria que eles atendessem nossos clientes e tocassem a gestão da companhia”, finaliza.