Unidades investem em soluções sustentáveis

Edificações que utilizam energia, água e materiais de forma eficiente e responsável estão entre as respostas para as questões ambientais mais urgentes. A ideia é que estas construções causem menos impactos que edificações convencionais, contribuindo para o meio ambiente e a preservação da vida.

A Transrio tem investido continuamente em soluções sustentáveis de suas unidades. As operações de Araguaína, Gurupi e Palmas, por exemplo, já possuem sistema de geração de energia solar por meio de placas fotovoltaicas. O sistema está sendo implantado, ainda, nas unidades de Caçapava, Campos dos Goytacazes, Eldorado do Sul, Nova Friburgo e Pelotas. A empresa estima que, com o uso de energia solar, há uma economia de 65% em comparação com a energia convencional – equivalente à 17,363 kWh.

Já o sistema de reaproveitamento de água funciona nas lojas de Itabaiana, Nova Friburgo e São Leopoldo e está sendo implantado em Caxias do Sul, Eldorado do Sul e Pelotas. A água reaproveitada da chuva é destinada à lavagem das oficinas e dos caminhões.

De acordo com Renata Delgado Stern Tozzi, Coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Vamos, o objetivo é que as demais operações da empresa adotem soluções como estas. “Queremos implantar estes recursos em todas as lojas. É um processo que está sendo realizado gradativamente e que trará resultados muito positivos para a empresa nos pilares econômico, social e ambiental”, diz.