Na Transrio – Caminhões e Ônibus a preocupação e o zelo com o meio ambiente são genuínos. Por isso, a empresa investe constantemente em soluções sustentáveis e iniciativas ecologicamente corretas visando o bem-estar da sociedade e, de maneira específica, da comunidade onde está inserida.

No estado do Tocantins, por exemplo, todas as unidades da Transrio possuem painéis solares que captam a luz do sol e a transformam em energia a ser utilizada nos estabelecimentos. O objetivo é que as lojas operem normalmente fazendo uso de uma alternativa energética eficiente e sustentável.

O processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global.

A energia solar se mostra vantajosa em comparação a outras fontes renováveis como a hidráulica, por exemplo, pois não requer áreas de alagamento como as hidrelétricas – as placas solares podem ser montadas na própria unidade consumidora. A vantagem desta solução é tamanha que o Ministério do Meio Ambiente tem desenvolvido diversos projetos para suprir demandas energéticas de comunidades rurais e isoladas no país.

Para se ter uma ideia dos benefícios desta energia alternativa, o volume gerado anualmente pelas unidades da Transrio no Tocantins acarreta em uma redução de 254 toneladas de CO2 que seriam lançados na atmosfera – número que chama a atenção quando o assunto são gases poluentes. Ao reduzir drasticamente a emissão de CO2 por meio dos painéis solares, é como se a Transrio plantasse 1.063 árvores por ano!

Se ainda estiver em dúvida quanto à importância da iniciativa, saiba que a capacidade média de absorção de carbono por uma árvore é de, em média, 12,48 kg CO2/ano. Veja quão trabalhoso é para o meio ambiente filtrar o ar que respiramos diariamente!