Saiba a hora certa de trocar os pneus

Efetuar a troca dos pneus no tempo certo é fundamental para a segurança do condutor e para a vida útil de algumas peças do veículo. Pneus em más condições acabam influenciando o desempenho de outros componentes como suspensão, tração, freios e até mesmo o consumo, pois, quanto maior o atrito com o solo, mais o veículo consome combustível para andar.

O primeiro sinal de que está na hora de comprar pneus novos é quando eles ficam carecas, ou seja, quando as barras indicadoras de desgaste (TWI), presentes entre os sulcos da borracha, chegam ao mesmo nível da banda de rodagem. Continuar rodando nestas condições é bastante perigoso porque, além de comprometer a estabilidade do veículo, pneus carecas podem romper a qualquer momento.

O surgimento de pequenos arames, que aparecem justamente devido ao desgaste da borracha, bem como a aparição de bolhas nos pneus também são sinais de alerta, indicando que a troca deve ser feita o quanto antes. Para manter a vida útil estipulada pelos fabricantes é importante realizar a calibragem de acordo com o manual do veículo e efetuar regularmente balanceamento, alinhamento e rodízio dos pneus. A falta de cuidado com outras peças do veículo como suspensão, amortecedores, freios e rolamentos também influencia diretamente no desgaste deles.

Quando for trocar, o ideal é substituir todos os pneus juntos, pois o “barato” pode sair caro. Trocando apenas alguns, compromete-se todo o balanceamento e alinhamento do veículo, gerando desgastes maiores nas demais peças. Além disso, vale a pena investir um pouco mais para ter a segurança e tranquilidade de rodar com todos os pneus em bom estado. Por fim, mais uma dica: calibre regularmente os estepes e fique atento com as peças necessárias à troca como macaco, chave de roda e triângulo de sinalização.