Porque os pneus dianteiros são tão importantes na frenagem do caminhão

Em caminhões de tração dianteira, boa parte das forças de frenagem, direção e curva fica concentrada nos dois pneus da frente. Por isso a importância de estes estarem em boas condições de rodagem. Além disso, o maior peso do veículo é suportado pelo eixo dianteiro, onde estão o motor e os componentes da transmissão, entre outras peças fundamentais ao sistema.

Para garantir a segurança do condutor e dos demais motoristas, é essencial adotar uma postura preventiva em manutenções. O funcionamento de vários componentes precisa ser checado na concessionária de sua confiança, sobretudo o sistema de frenagem, incluindo os pneus dianteiros que, em más condições, acabam influenciando o desempenho de outros componentes como suspensão, tração, freios e até mesmo o consumo.

Além dos pneus, verifique com regularidade, de acordo com o manual do fabricante, peças do sistema de frenagem como lonas, tambores, pastilhas e discos, além de pedal, freio de mão, cilindro mestre e fluído. Lonas e tambores são responsáveis por gerar o atrito necessário para promover a desaceleração do veículo. Já nos modelos de freio a disco, quem faz esta função são as pastilhas.

O pedal, acionado com o pé pelo condutor, bloqueia todas as rodas por meio de um conjunto hidráulico, enquanto o freio de mão trava as rodas traseiras por meio do acionamento de um cabo de aço. Já o cilindro mestre é um reservatório para armazenamento do fluido de freio. Sua função é converter força mecânica em pressão hidráulica, por meio da circulação do fluido.