Meteor: motorização robusta faz jus a este gigante das estradas

O gigante extrapesado da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) possui sistema de motorização altamente robusto e eficiente. O Meteor esbanja potência e desempenho quando o assunto é seu motor MAN D26 de última geração e que agora é produzido no Brasil.

A motorização do modelo, aliás, está entre as grandes novidades deste lançamento. Com 460 CV e torque de 2.300 NM na versão 6×2 e 520 CV e excelente torque de 2.500 NM na versão 6×4, ambos com uma ampla faixa de torque plano, o novo motor D26 garante máxima performance. Um grande aliado é o novo sistema de “freio motor” que agora é controlado eletronicamente.

Não poderia ser diferente: o Meteor é o maior caminhão VW do mundo. Tamanha robustez exige, naturalmente, um motor à altura. O modelo suporta até 74 toneladas de carga e tem mais de três metros de altura do chão até o topo da cabine. Este gigante da VW foi criado no complexo de produção e desenvolvimento da empresa em Resende (RJ).

Mas não é só a robustez do Meteor que chama a atenção. O modelo tem tecnologia embarcada de primeiríssima linha com câmbio inteligente, ajuste pneumático do banco do motorista, tela multimídia de sete polegadas, geladeira e até carregamento do celular por indução, entre outros recursos.

A função HSA presente nos modelos Meteor auxilia a partida em rampa, funcionalidade imprescindível para as grandes composições do segmento extrapesado. Ainda em linha com a segurança do condutor, o modelo traz sistema de freios EBS, que executa a regulagem eletrônica da pressão de frenagem para proporcionar paradas mais eficazes e evitar a ocorrência do travamento das rodas. Os veículos 6×2 e 6×4 vêm equipados, ainda, com a função ASR, controle de tração que pode ser acionado com uma tecla no painel para auxiliar a transpor os terrenos mais difíceis.