Dia do motorista: conheça a história do ‘Tião da Caçamba’, mais um valente das estradas

Em 25 de julho se comemora o Dia do Motorista, data bastante significativa para a Transrio e seus clientes. Fazemos parte da história de muitos motoristas brasileiros que rodam pelas estradas e cidades à fora em busca do sustento da família, encarando desafios, revezes e cansaço, mas também vivendo experiências incríveis conhecendo pessoas, paisagens, culturas, costumes e lugares diversos.

Sebastião Jesus Marinho, de 54 anos, é caminhoneiro “desde quando se conhece por gente”. Este goiano de Luziânia conta que, quando era criança, construía caminhão de brinquedo com cascas do fruto de lobeira, arbusto típico daquela região. Foi nessa época que sua paixão começou.

Conhecido por colegas e amigos de estrada como “Tião da Caçamba”, Sebastião conta que dirigiu um caminhão pela primeira vez quando tinha 10 anos, na zona rural, puxando lenha. Desde então não parou mais: já são 35 anos de ofício. “Sou apaixonado por caminhão, bom demais dominar um bichão desses, é uma experiência muito boa”, conta.

Em mais de trinta anos, Sebastião viajou quase o Brasil todo, passando por lugares como Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, entre muitos outros. “Mas a viagem que mais me encantava era para o estado do Rio de Janeiro. Que lugar lindo! As praias, serras, incrível”, diz.

Hoje, “Tião da Caçamba” viaja mais dentro do estado do Tocantins, onde mora atualmente, na cidade de Palmas. Pai de dois filhos, ele decidiu se dedicar mais à família. “Dei uma desacelerada. Apesar do prazer de viajar, as estradas trazem muitos riscos e perrengues. Tive muitos altos e baixos em quase quarenta anos dentro da cabine, precisava dar uma descansada”, revela.

Sebastião hoje possui um VW Constellation 24.260, o qual considera o melhor caminhão que já teve. “É uma máquina, com excelente consumo e desempenho, não deixa na mão. A força do caminhão é fundamental para encarar as viagens com segurança e agilidade. Diferentemente de outras marcas que já tive, os modelos da Volkswagen são muito confiáveis”, diz Tião, que já planeja a aposentadoria: “Vou comprar outro caminhão Volkswagen, um menor, para fazer pequenos fretes e descansar mais. Sou muito feliz por ter chegado onde cheguei”, diz.

Parabéns ao Sebastião e a todos os motoristas do nosso Brasil!