Conheça os números do maior caminhão VW do mundo

O Meteor, novo gigante da família dos extrapesados da Volkswagen, é o maior caminhão VW do mundo. Seus números impressionam: seu motor possui até 520 cavalos de potência, ele suporta até 74 toneladas de carga e tem mais de três metros de altura do chão até o topo da cabine. O novo xodó da VW foi criado no complexo de produção e desenvolvimento da empresa em Resende (RJ).

Mas não é só a robustez do Meteor que chama a atenção. O modelo tem tecnologia embarcada de primeiríssima linha com câmbio inteligente, ajuste pneumático do banco do motorista, tela multimídia de sete polegadas, geladeira e até carregamento do celular por indução, entre outros recursos.

A cabine do novo Meteor é a mais confortável e espaçosa do segmento. Possui banco com revestimento LikeLeather com suspensão pneumática, cinto integrado e climatizador de série. O painel de instrumentos é mais ergonômico e o novo volante multifuncional tem todos os comandos à mão do motorista; já o computador de bordo possui todas as funções integradas.

No espaço de descanso, a cama oferece máximo conforto e comodidade ao motorista, que conta ainda com a conveniência de uma ampla geladeira onde pode armazenar seus alimentos. A área de descanso possui também, ao lado da cama, porta USB, tomadas 12V e 24V e relógio digital, além de luz de leitura e porta-objetos.

Segurança e desempenho estão fortemente presentes

A função HSA presente nos modelos Meteor auxilia a partida em rampa, funcionalidade imprescindível para as grandes composições do segmento extrapesado. Ainda em linha com a segurança do condutor, o modelo traz sistema de freios EBS, que executa a regulagem eletrônica da pressão de frenagem para proporcionar paradas mais eficazes e evitar a ocorrência do travamento das rodas. Os veículos 6×2 e 6×4 vêm equipados, ainda, com a função ASR, controle de tração que pode ser acionado com uma tecla no painel para auxiliar a transpor os terrenos mais difíceis.

Motor

O novo motor MAN D26 de última geração, agora produzido no Brasil, está entre as grandes novidades deste lançamento. Com 460 CV e torque de 2.300 NM na versão 6×2 e 520 CV e excelente torque de 2.500 NM na versão 6×4, ambos com uma ampla faixa de torque plano, o novo motor D26 garante máxima performance. Um grande aliado é o novo sistema de “freio motor” que agora é controlado eletronicamente.

Transmissão

Outra grande novidade é a transmissão de 12 velocidades de última geração ZF Traxon automatizada, com a opção de 16 velocidades, que tem como opcional a novíssima função “predictive shifting”, que faz a seleção de marchas de maneira inteligente, de acordo com a rota, sem a intervenção do motorista, reduzindo em até 5% o consumo de combustível.

Conectividade

Os novos Meteor saem de fábrica 100% conectados e trazem todas as vantagens da telemetria RIO. Com pacote básico, RIO Trend, ou pacote completo, RIO Prime, o motorista tem um veículo ainda mais eficiente e lucrativo.